E-commerce acessível
para todos os públicos

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ÁREA

Product Design

responsabilidades

- Benchmarking

- Design visual

- Protótipos de baixa e alta fidelidade

- Manutenção do Design System

- Handoff para o time de desenvolvimento

- Criação de relatórios

ano

2022-2024

Ferramentas

Figma, Notion, Google Docs, Maze Design, UserGuiding

Desafios

Entrei na equipe de produto após o lançamento da nova versão do painel de controle, que, embora robusta, apresentava alguns erros de usabilidade. Como único designer do time, tivemos que identificar e priorizar os problemas, focando em otimizar a experiência dos usuários para aumentar a receita e interação na plataforma.

📲

Aplicar os conceitos de mobile first

Embora a plataforma seja responsiva, em diversos momentos, a experiência de layout e navegação nos dispositivos móveis apresentava problemas.

🙋‍♂️

Melhorar a usabilidade

Muitos usuários tinham dúvidas, encontravam termos que não compreendiam e consideravam alguns processos muito complexos.

👨‍👩‍👧‍👦

Públicos distintos

Apesar do produto ser focado em lojistas iniciantes, foi necessário trabalhar também com recursos avançados para atender lojistas de grande porte.

📝

Refatorar o Design System

Mesmo utilizando um Design System, muitas vezes ele limitava tecnicamente as aplicações, prejudicando a usabilidade do produto.

Resultados

4.1/5

em satisfação com
os novos relatórios

em satisfação com os novos relatórios

em satisfação com os novos relatórios

+40

features trabalhadas
durante o ano de 2023

features trabalhadas durante o ano de 2023

features trabalhadas durante o ano de 2023

86%

de satisfação com o
novo cadastro de produtos

de satisfação com o novo cadastro de produtos

de satisfação com o novo cadastro de produtos

87,5%

de aumento em vendas de
temas após redesign da loja

de aumento em vendas de temas após redesign da loja

de aumento em vendas de temas após redesign da loja

Como nós poderíamos ajudar os
usuários a entender melhor a plataforma

Como nós poderíamos ajudar os usuários a entender melhor a plataforma

Muitos clientes que começavam a usar a plataforma se sentiam perdidos, especialmente com o painel. Isso resultava em usuários confusos, incapazes de realizar ações básicas e, consequentemente, saindo rapidamente da plataforma.


Diante disso, a equipe de produto decidiu implementar um guia inicial (onboarding), que foi um sucesso. Agora, cerca de 80% dos usuários conseguem cadastrar pelo menos um produto no primeiro dia de uso da plataforma.

Como nós poderíamos
aumentar a interação na plataforma

Em conjunto com o onboarding, introduzimos um checklist de tarefas, proporcionando aos usuários um guia claro sobre o que explorar na plataforma.


Permanecendo na página inicial nos primeiros 30 dias, esse checklist está estruturado em quatro etapas, cada uma com oito tarefas, acompanhadas por dicas e explicações detalhadas para orientar cada cliente em direção ao sucesso de sua loja virtual.

Como nós poderíamos tornar
o cadastro de produto mais simples

Como nós poderíamos tornar
o cadastro de produto mais simples

Após realizar pesquisas, análise de heurísticas e dialogar com a equipe de suporte, optamos por reformular o cadastro. As principais melhorias incluíram a revisão dos textos, a implementação de recursos para otimizar o processo de cadastro e ajustes no fluxo.


Importante ressaltar que a estrutura base do cadastro foi mantida, levando em consideração a familiaridade de muitos usuários com esse tipo de processo.

ANTES

DEPOIS

Feedbacks coletados após a atualização

"Super positiva as novas configurações"

"Adorei, ficou mais completo!"

"Gostei simplificou o cadastro"

Como nós poderíamos otimizar os relatórios de nossos clientes

Os relatórios da loja virtual dos nossos clientes estavam enfrentando problemas de lentidão. Após discussões com a equipe de infraestrutura, foi decidido que esses relatórios deixariam de ser nativos e seriam transferidos para um uma plataforma em um banco de dados separado, solucionando assim as questões de desempenho.


Aproveitando essa oportunidade, também implementamos uma análise de desempenho com gráficos específicos para o monitoramento da loja virtual. Essa iniciativa visa auxiliar os lojistas no acompanhamento e otimização do desempenho de suas lojas.

Como nós poderíamos aumentar
as vendas na loja de temas

Como nós poderíamos aumentar as vendas na loja de temas

Após o lançamento do MVP da loja de temas, conseguimos observar alguns pontos de melhoria. Implementamos filtros na listagem dos temas, refinamos a hierarquia da informação nos cards, introduzimos descrições completas personalizadas nas páginas de detalhes dos temas e aprimoramos a experiência de compra.


E juntamente com ações de marketing semanais, conseguimos não apenas aumentar, mas também manter a recorrência nas vendas de temas por mês.

ANTES

DEPOIS

Como nós poderíamos otimizar o editor visual para iniciantes

Os usuários enfrentavam dificuldades devido à complexidade de utilizar o editor de temas de suas lojas, resultando em um aumento significativo nos pedidos de suporte.


Para solucionar isso, criamos um editor simplificado que mantém as principais funcionalidades do editor avançado, mas de forma mais ágil e intuitiva, reduzindo o número de itens e tornando o processo mais eficiente.


Todos os usuários têm acesso ao editor avançado, enquanto os novos só podem usá-lo após adquirir um tema na plataforma, incentivando a compra de temas.

Como nós poderíamos aprimorar o nosso Design System

Embora já fizéssemos uso do Design System, em alguns cenários, a ausência de documentação e algumas limitações impediam seu uso eficiente.


Diante deste problema, promovemos uma reestruturação completa dos tokens do Design System, adotando tokens primitivos e semânticos.


Realizamos também a revisão de todos os componentes, resultando na criação abrangente de documentação no Storybook, integrada à biblioteca de componentes no Figma.

Como nós poderíamos
melhorar a navegação na plataforma

Os menus de navegação representavam um desafio persistente na plataforma, pois o menu principal era sempre ativado, mesmo ao tentar acessar um submenu. Essa situação resultava em lentidão e frustração, já que era necessário carregar toda a página do menu principal para acessar um submenu.


Diante disso, realizamos uma reorganização dos menus, aprimorando significativamente a sua experiência. Agora, não é mais necessário abrir um menu principal para acessar um submenu. Confira os detalhes abaixo.

ANTES

DEPOIS

Retrospectiva

Ao longo do meu tempo na Bagy, tive a oportunidade de contribuir para diversos projetos, alguns apresentados aqui, tanto relacionados ao nosso ERP interno quanto aos projetos do painel de controle.


Essa experiência proporcionou uma significativa evolução na minha visão estratégica em relação a negócios, produtos e tecnologia, permitindo-me compreender integralmente o processo estratégico que está por trás de cada decisão tomada.

Trabalhar para projetos diversos trouxe desafios enriquecedores e oportunidades de aprendizado contínuo.

Vamos conversar 🙃

Se você quiser falar sobre um projeto em potencial ou apenas dizer oi, me envie um e-mail.

© 2024 · Augusto Metz

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